O guia rápido para "Definição de instrumentos de medição no plano de inspeção e registro de instrumentos utilizados" tem as seções:
- O que é a Definição de instrumentos de medição no plano de inspeção e registro de instrumentos utilizados?
- Por que registrar os instrumentos utilizados?
- Como configurar a Definição de instrumentos de medição no plano de inspeção e registro de instrumentos utilizados?
- Como definir instrumentos de medição no plano de inspeção do produto?
- Como definir instrumentos de medição no roteiro do produto?
- Como visualizar os instrumentos de medição vinculados às características de inspeção dos produtos?
- Como definir instrumentos de medição no roteiro da ordem?
- Como registrar instrumentos de medição utilizados na tela "Registrar resultados de inspeção"?
- Como registrar instrumentos de medição utilizados na tela "Registro de inspeção no chão de fábrica"?
- Como ver resultados de inspeção no chão de fábrica?
- Como ver instrumentos de medição utilizados na tela "Resultados de inspeção"?
O que é a Definição de instrumentos de medição no plano de inspeção e registro de instrumentos utilizados?
No contexto do controle de qualidade industrial, garantir a precisão das medições é essencial para manter a conformidade dos produtos e a confiabilidade dos processos. Nesse cenário, a definição dos instrumentos de medição no plano de inspeção e o registro dos instrumentos utilizados são etapas críticas.
A definição dos instrumentos envolve especificar quais equipamentos devem ser utilizados em cada etapa de controle, como paquímetros, micrômetros, termômetros, balanças, entre outros, sempre considerando a capacidade de medição adequada a cada processo.
Por que registrar os instrumentos utilizados?
O registro dos instrumentos utilizados nas inspeções serve para:
- Rastreabilidade: Saber exatamente qual instrumento foi usado em determinada medição ou lote;
- Confiabilidade: Garantir que o instrumento estava calibrado e em bom estado no momento da inspeção;
- Atendimento a auditorias e normas de qualidade: A ISO 9001, por exemplo, exige que os dispositivos de medição sejam controlados;
- Prevenção de erros: Evita o uso indevido de instrumentos inadequados ou fora de calibração.
Como configurar a Definição de instrumentos de medição no plano de inspeção e registro de instrumentos utilizados?
Abaixo, os cadastros e configurações necessárias para utilizar a definição de instrumentos de medição no plano de inspeção e registro de instrumentos utilizados:
Cadastro de grupos de instrumentos de medição
Para facilitar a organização e o gerenciamento dos instrumentos, você pode criar grupos específicos. Para isso, acesse a tela "Grupos de Instrumentos de Medição" e clique em "Criar grupo de instrumentos de medição".
Preencha os seguintes campos:
- Nome: Informe o nome do grupo de instrumentos de medição;
- Comentários: campo opcional para observações adicionais sobre o grupo;
- Ativo: ative ou inative conforme necessário;
Todos os grupos cadastrados são exibidos em tabela, com opções de edição e exclusão acessíveis ao clicar sobre um item.
Cadastro de instrumentos de medição
Para facilitar a organização e o gerenciamento, você pode criar os instrumentos de medição individualmente. Para isso, acesse a tela "Instrumentos de Medição" e clique em "Criar instrumentos de medição".
Preencha os seguintes campos:
- Código interno do instrumento: Informe um código para o instrumento de medição;
- Número de série: campo opcional para informar o número de série do instrumento de medição;
- Descrição: descreva o instrumento de medição;
- Grupo de instrumento de medição: informe o grupo a qual o instrumento de medição deve pertencer;
- Ativo: ative ou inative conforme necessário;
Todos os instrumentos cadastrados são exibidos em tabela, com opções de edição e exclusão acessíveis ao clicar sobre um item.
Cadastro de tipos de características de inspeção
Na tela de "Edição/criação dos tipos de características de inspeção", tem duas configurações importantes e opcionais para obrigar a definição de instrumentos de medição, que são:
- Obrigar a definição de instrumentos de medição planejados ao criar uma características de inspeção no plano de inspeção: Ao marcar essa configuração, nas telas "Plano de inspeção do produto" e "Criação/edição de roteiro do produto", só deve ser possível salvar uma característica de inspeção com esse tipo de característica se o usuário selecionar pelo menos um instrumento de medição. Além disso, na tela "Criação/edição de roteiro da ordem" só deve ser possível salvar uma característica de inspeção com esse tipo de característica se o usuário selecionar pelo menos um instrumento de medição.
- Obrigar a definição de instrumentos de medição utilizados ao registrar um resultado de inspeção: Ao marcar essa configuração, nas telas "Registro de resultado de inspeção" e "Registro de resultado de inspeção no chão de fábrica", só deve ser possível salvar um resultado de inspeção com esse tipo de característica se o usuário selecionar pelo menos um instrumento de medição.
Para realizar essas configurações, acesse a tela "Tipos de características de inspeção" e clique em "Criar tipo de características de inspeção".
Como definir instrumentos de medição no plano de inspeção do produto?
Para acessar o plano de inspeção de um produto, acesse a tela "Produtos", localize o produto desejado, que já possua roteiro cadastrado, e clique no submenu "Plano de inspeção do produto".
Dentro do quadro "Registre as novas características de inspeção" é possível a inclusão ou alteração de instrumentos de medição para cada característica de inspeção através da coluna "Instrumentos de medição".
Selecione um ou mais grupos de instrumentos e, em seguida, escolha os instrumentos de medição compatíveis com a característica de inspeção.
Dentro do quadro "Registre as novas características de inspeção" é possível a inclusão ou alteração de instrumentos de medição para cada característica de inspeção já cadastradas nas operações, através da coluna "Instrumentos de medição".
Selecione um ou mais grupos de instrumentos e, em seguida, escolha os instrumentos de medição compatíveis com a característica de inspeção.
Após salvar a característica de inspeção, o ícone utilizado para adicionar os instrumentos de medição é atualizado automaticamente. Ao posicionar o mouse sobre esse ícone, é exibida uma visualização com a lista de todos os instrumentos de medição já vinculados àquela característica, facilitando a conferência rápida das informações cadastradas. Caso deseje editar os instrumentos de medição, basta clicar em cima do ícone.
Como definir instrumentos de medição no roteiro do produto?
Acesse a tela "Produtos", busque pelo produto desejado e, no submenu, clique em "Roteiros do produto".
Crie ou edite uma operação através da tabela "Operações do roteiro do produto".
No quadro "Características de inspeção" edite ou crie uma característica de inspeção. Nesse momento é possível adicionar instrumentos de medição:
Selecione um ou mais grupos de instrumentos e, em seguida, escolha os instrumentos de medição compatíveis com a característica de inspeção.
Após salvar a característica de inspeção, ao posicionar o mouse sobre o ícone na coluna "Instrumentos de medição" na tabela "Características de inspeção", é exibida uma visualização com a lista de todos os instrumentos de medição já vinculados àquela característica, facilitando a conferência rápida das informações cadastradas. Caso deseje editar os instrumentos de medição, basta clicar em cima da característica de inspeção e clicar no submenu "Editar".
Lembre de salvar a operação antes de sair da tela.
Como visualizar os instrumentos de medição vinculados às características de inspeção dos produtos?
Acesse a tela "Características de inspeção", na coluna "Instrumentos de medição", passe o mouse em cima do ícone.
Como definir instrumentos de medição no roteiro da ordem?
Ao criar uma ordem de produção, o sistema copia automaticamente o plano de inspeção e o roteiro vinculados ao produto, gerando o plano de inspeção da ordem e o roteiro da ordem. A partir desse momento, essas informações se tornam independentes, permitindo ajustes específicos na ordem sem impactar o cadastro original do produto.
Para definir instrumentos de medição no roteiro da ordem, acesse a tela "Ordens", busque pela ordem desejada e, no submenu, clique em "Roteiros da ordem".
Crie ou edite uma operação através da tela "Roteiros da ordem".
No quadro "Características de inspeção" edite ou crie uma característica de inspeção. Nesse momento é possível adicionar instrumentos de medição:
Selecione um ou mais grupos de instrumentos e, em seguida, escolha os instrumentos de medição compatíveis com a característica de inspeção.
Após salvar a característica de inspeção, ao posicionar o mouse sobre o ícone na coluna "Instrumentos de medição" na tabela "Características de inspeção", é exibida uma visualização com a lista de todos os instrumentos de medição já vinculados àquela característica, facilitando a conferência rápida das informações cadastradas. Caso deseje editar os instrumentos de medição, basta clicar em cima da característica de inspeção e clicar no submenu "Editar".
Lembre de salvar a operação antes de sair da tela.
Como registrar instrumentos de medição utilizados na tela "Registrar resultados de inspeção"?
Acesse a tela de "Ordens" e selecione o submenu "Registrar Resultados de Inspeção".
Na tela "Registro de resultados de inspeções", dentro do quadro "Registre os resultados de inspeção", o sistema exibe uma tabela com todas as características de inspeção vinculadas à operação da ordem de produção.
Nessa tabela, há uma coluna chamada "Instrumentos de medição". Dentro dessa coluna, é exibido um ícone com a função "Informar instrumentos utilizados". Ao clicar nesse ícone, o sistema abre uma janela popup, permitindo que o usuário selecione quais instrumentos de medição foram efetivamente utilizados na inspeção.
Após salvar os instrumentos de medição utilizados e o resultado de inspeção da amostra, ao posicionar o mouse sobre o ícone na coluna "Instrumentos de medição" na tabela "Resultados das inspeções realizadas", é exibida uma visualização com a lista de todos os instrumentos de medição utilizados já vinculados ao resultado de inspeção, facilitando a conferência rápida das informações. Caso deseje editar os instrumentos de medição, basta marcar o resultado de inspeção e clicar no botão "Editar".
Como registrar instrumentos de medição utilizados na tela "Registro de inspeção no chão de fábrica"?
Acesse a tela "Tela inicial de fábrica", e clique em "Registrar resultado de inspeção".
Para informar os instrumentos de medição utilizados, informe a ordem e a operação desejada. Após colocar os valores encontrados, clique no ícone da coluna "Instrumentos de Medição".
Ao clicar nesse ícone, o sistema abre uma janela popup, permitindo que o usuário selecione quais instrumentos de medição foram efetivamente utilizados na inspeção.
Lembre de salvar o resultado de inspeção.
Como ver resultados de inspeção no chão de fábrica?
Acesse a tela "Tela inicial de fábrica", e clique em "Ver resultado de inspeção".
Para visualizar os instrumentos de medição utilizados, selecione a ordem de produção/operação correspondente e a característica de inspeção desejada. Em seguida, na coluna "Instrumentos de Medição" o sistema exibe os instrumentos de medição utilizados.
Como ver instrumentos de medição utilizados na tela "Resultados de inspeção"?
Acesse a tela "Resultados de inspeção".
Para visualizar os instrumentos de medição utilizados, utilize os filtros conforme a sua necessidade. Em seguida, na coluna "Instrumentos de Medição", passe o mouse sobre o ícone para exibir os instrumentos de medição utilizados.

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