O guia rápido "Envio de e-mails pelo sistema utilizando um SMTP da sua empresa" tem as seções:
-
- O que é o Envio de e-mails pelo sistema utilizando um SMTP da sua empresa?
- Para que essa funcionalidade pode ser útil?
- Como configurar o Envio de e-mails pelo sistema utilizando um SMTP da sua empresa?
- Quais são as telas impactadas ao ativar o servidor SMTP personalizado?
- Como enviar e-mail utilizando o protocolo SMTP personalizado?
O que é o Envio de emails pelo sistema utilizando um SMTP da sua empresa?
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o protocolo usado para envio de e-mails. Em vez de usar o servidor padrão do sistema, essa configuração permite que a empresa configure seu próprio servidor SMTP (por exemplo, o da conta de e-mail corporativa do domínio da empresa).
Ao ativar essa opção:
- O sistema permite que o usuário configure dados de um servidor SMTP personalizado.
- Os e-mails enviados a partir do sistema passam a usar um servidor personalizado.
- É possível, por exemplo, que os e-mails enviados pelo sistema apareçam como enviados de "compras@suaempresa.com.br" ou "financeiro@suaempresa.com.br".
Segue abaixo um exemplo de e-mail de NF-e enviado pelo sistema utilizando um SMTP próprio da sua empresa.
Para que essa funcionalidade pode ser útil?
Essa funcionalidade pode ser útil, quando:
- a empresa prefere usar sua própria conta de e-mail empresarial para os envios automáticos de algumas telas.
- precisa centralizar registros de envios no servidor da própria empresa.
Como configurar o Envio de e-mails pelo sistema utilizando um SMTP da sua empresa?
Acesse a tela "Configurações gerais" e avalie as configurações abaixo:
- Servidor SMTP para envio de emails: Selecione "Personalizado".
- Servidor SMTP: Informe o servidor do SMTP.
- Porta: Informe a porta do SMTP.
- Endereço de email (remetente): Informe o endereço de email do remetente.
- Usuário: Informe o usuário.
- Senha: Informe a senha.
Como habilitar o protocolo SMTP de uma conta Gmail no Nomus ERP?
Para preencher as configurações gerais é necessário pegar os dados da conta que a sua empresa deseja utilizar. Segue abaixo, o caminho para pegar esses dados em uma conta Gmail:
- Acesse a sua conta Gmail, clique na foto referente a conta do Gmail e clique em "Gerenciar sua Conta do Google".
- Clique em "Segurança".
- Selecione "Verificação em duas etapas". Atenção: caso a verificação de duas etapas não esteja habilitada, você precisará habilitar.
- Para ativar, clique no botão "Ativar a verificação em duas etapas".
- Depois de ativar a verificação em dois fatores, passará a ser apresentado o quadro "Senhas do app", clique em "Senhas do App".
- Coloque o nome do app, por exemplo "Nomus ERP Industrial".
- O google vai gerar uma senha.
Agora, veja como preencher as configurações gerais no Nomus ERP:
- Servidor SMTP para envio de emails: Selecione "Personalizado".
- Servidor SMTP: smtp.gmail.com (Padrão)
- Porta: 587 (Padrão)
- Endereço de email (remetente): Informe o endereço de email do remetente.
- Usuário: Informe o endereço de email do remetente.
- Senha: Informe a senha do app, gerado pela conta do google.
Salve a tela de configuração geral caso tenha feito alguma alteração.
Quais são as telas impactadas ao ativar o servidor SMTP personalizado?
Confira abaixo os e-mails que passam a ser enviados com remetente personalizado ao utilizar essa configuração:
- Proposta.
- Pedido de venda.
- NFe.
- NFSe.
- Boleto bancário.
- Cotação de compra.
- Pedido de compra.
- Alertas.
- Certificado de inspeção.
- Cobranças.
A seguir, as telas que NÃO são afetadas por essa configuração. Ou seja, o remetente continua sendo o padrão do sistema, mesmo quando estiver configurado o servidor SMTP personalizado:
- MFA
- Criação de usuário e geração de novas senhas para usuários
- Tarefas do CRM
- Notificação de processos
Como enviar e-mail utilizando o protocolo SMTP personalizado?
Após realizar as configurações gerais, basta utilizar as funcionalidades do Nomus ERP para que o e-mail seja enviado por um servidor personalizado através do protocolo SMTP personalizado. Vale lembrar que as telas que têm essa funcionalidade ativa são:
- Proposta.
- Pedido de venda.
- NFe.
- NFSe.
- Boleto bancário.
- Cotação de compra.
- Pedido de compra.
- Alertas.
- Certificado de inspeção.
- Cobranças.

Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.