O guia rápido "Apontamento detalhado no chão de fábrica" tem as seções:
- O que é Apontamento Detalhado no Chão de Fábrica?
- Como criar apontamento detalhado no chão de fábrica?
- Quais são os atalhos da tela apontamento detalhado?
O que é Apontamento Detalhado no Chão de Fábrica?
O Apontamento Detalhado no chão de fábrica é o registro preciso de todas as informações relacionadas a uma atividade produtiva ou improdutiva. Ele permite um controle mais aprofundado do processo, registrando tempos, recursos utilizados, causas de paradas e outras variáveis importantes para a gestão da produção.
Como criar apontamento detalhado no chão de fábrica?
Para criar um apontamento detalhado na tela do chão de fábrica, acesse o menu inicial "Apontamento", como marcado na imagem abaixo:
Para iniciar o apontamento, preencha os campos com as recomendações a seguir:
- Funcionário: O sistema preenche automaticamente com o funcionário vinculado ao usuário logado.
- Centro de trabalho: Selecione o centro de trabalho que deve ser utilizado no apontamento.
- Recurso: Selecione o recurso que deve ser utilizado no apontamento.
- Ordem/ Operação: Preencha a ordem de produção caso o apontamento seja produtivo. Se for um apontamento improdutivo, este campo deve ser preenchido com "Sem ordem".
- Atividade: Selecione a atividade que deve ser apontada.
- Operação: Campo preenchido pelo sistema de acordo com a ordem/operação informada.
-
Produto: Campo preenchido pelo sistema de acordo com a ordem/operação informada.
Clique no botão "iniciar", para iniciar o apontamento em tempo real.
Após o inicio do apontamento, o sistema exibe novos campos, que são:
- Início: Campo preenchido pelo sistema com a data/hora ao iniciar o apontamento.
- Unidade de medida: Campo preenchido pelo sistema de acordo com a ordem/operação informada.
- Encerra a operação: Selecione a opção "Sim" se deseja encerar a operação apontada.
- Produção planejada: Campo preenchido pelo sistema de acordo com a ordem/operação informada.
- Produção acumulada: Campo preenchido pelo sistema de acordo com a soma da quantidade informada em apontamentos anteriores.
- Quantidade produzida: Preencha o campo com a quantidade produzida. Recomendamos habilitar a configuração que torna o campo quantidade produzida editável quando a quantidade a ser produzida é elevada.
- %: Se habilitado, informe o percentual do produto em andamento.
A tela de apontamento detalhado no chão de fábrica possui dois tipos de layouts.
Para configurar o layout do apontamento detalhado, acesse a tela de cadastro de funcionário e selecione o layout desejado, como apresentado na imagem a seguir:
Veja abaixo um exemplo de como funciona a interface de cada layout.
Exemplo Layout 1: Apontamentos em andamento e Novo apontamento em uma mesma tela
Essa opção "Apontamentos em andamento e Novo Apontamento na mesma tela" permite que os operadores iniciem rapidamente uma nova atividade sem precisar alternar entre diferentes telas, tornando o processo mais ágil e otimizando o fluxo de trabalho.
Por exemplo, suponha que o operador Arthur Leão iniciou um apontamento para a ordem "OP 000661 - 001 (Op. 20)" e, em determinado momento, precise registrar simultaneamente um apontamento para a ordem "OP 000671 - 001 (Op. 20)". Essa funcionalidade permite que ele realize ambos os apontamentos sem interrupções e de forma ágil.
Exemplo Layout 2: Apontamentos em andamento e Novo apontamento em telas diferentes.
Já a opção "Apontamentos em andamento e Novo apontamento em telas diferentes", é indicado para os usuários que precisam de um foco específico, evitando informações excessivas e melhorando sua experiência, deixando a tela mais intuitiva.
O usuário pode realizar um apontamento simultâneo, porém, para iniciar um novo apontamento, é necessário clicar no botão "Novo Apontamento" e preencher as informações correspondentes
Em seguida, clique em "Iniciar" para salvar o início do novo apontamento detalhado.
Ao iniciar um apontamento, o sistema registra automaticamente esse apontamento na tela "Apontamentos" na área administrativa do sistema, veja um exemplo na imagem abaixo:
Quais são os atalhos da tela apontamento detalhado?
A tela de apontamento detalhado possui os seguintes atalhos:
Apontamentos
O sistema exibe os apontamentos em andamento na ordem/operação, centro de trabalho e recurso do apontamento.
Devoluções
O sistema leva o usuário para a tela "Devolução de requisição da produção", com os campos "Centro de trabalho", "Recurso" e "Ordem/operação", preenchidos de acordo com o apontamento detalhado.
Requisições
O sistema leva o usuário para a tela "Requisição da produção", com os campos "Funcionário", "Centro de trabalho", "Recurso" e "Ordem/operação", preenchidos de acordo com o apontamento detalhado.
Perdas
O sistema leva o usuário para a tela "Reporte de subproduto", com os campos "Funcionário", "Recurso" e "Ordem/operação", preenchidos de acordo com o apontamento detalhado.
Apontar
Ao clicar no atalho "Apontar" registra a produção, como no apontamento simplificado, mas levando em consideração o tempo.
Ao clicar no botão "Apontar" o sistema encerra um apontamento e iniciar imediatamente outro com as mesmas informações, como centro de trabalho, recurso, funcionário, ordem, atividade, entre outros. Esse botão é geralmente utilizado quando o operador deseja registrar a quantidade produzida no meio de um apontamento. Ao clicar em "Apontar", o operador finaliza o apontamento atual, informando a quantidade produzida, e, em seguida, inicia automaticamente um novo apontamento, sem precisar inserir novamente as informações previamente registradas.
Por exemplo, imagine que um operador esteja montando cadeiras em uma linha de produção. Ele começa o apontamento para a ordem de produção 001, registrando o início da operação. Durante o processo, ele já montou 50 cadeiras. Ao clicar no botão "Apontar", o sistema finaliza automaticamente o apontamento registrando a quantidade de 50 cadeiras produzidas, e logo em seguida abre um novo apontamento para continuar a produção, já com as mesmas informações, sem necessidade de registrar novamente o centro de trabalho, recurso, funcionário ou ordem de produção. Isso tudo clicando apenas no botão "Apontar". O operador pode então continuar apontando na mesma ordem de produção, registrando a quantidade produzida no novo apontamento.
Registrar Inspeção
O sistema leva o usuário para a tela "Registro de resultado de inspeção", com o campo "Ordem/operação", preenchido de acordo com o apontamento detalhado.
Registrar NC
O sistema leva o usuário para a tela "Registro de não conformidade", com os campos "Centro de trabalho", "Recurso" e "Ordem/operação", preenchidos de acordo com o apontamento detalhado.
Parar
O botão "Parar" é utilizado para finalizar uma atividade em andamento, registrando o horário de término da operação. Quando o operador clica no botão "Parar", o sistema fecha o apontamento atual e marca o tempo exato em que a atividade foi concluída. Isso é essencial para garantir que o controle de tempo de cada operação seja registrado de maneira precisa, seja para tempo produtivo ou improdutivo.
Por exemplo, durante a montagem de cadeiras, o operador realiza o processo de montagem do assento. Após algum tempo, ocorre uma interrupção devido à falta de material. O operador clica no botão "Parar" para finalizar a operação de montagem e registrar o tempo gasto até o momento. O sistema registra o horário de término desse apontamento, e a produção é pausada enquanto a falta de material é resolvida, onde o próprio operador pode realizar, separadamente, um apontamento improdutivo para garantir o tempo de inatividade devido à falta de material. Assim que o material chega, o operador pode retomar a operação, clicando novamente no botão "iniciar" para iniciar um novo apontamento.
Queremos evoluir continuamente nossos conteúdos e vídeos sobre o sistema Nomus ERP Industrial. Sua opinião nos ajuda a entender o que está funcionando e o que podemos melhorar. Leva menos de 1 minuto para responder! Clique aqui para nos ajudar com um feedback.

Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.