O guia rápido "Configurações de recursos para o Chão de fábrica" tem as seções:
- O que é o cadastro de Recursos?
- Como cadastrar um recurso?
- Como relacionar apontadores a um recurso?
- Como definir recursos alternativos ao centro de trabalho?
- Como cadastrar calendários dos recursos?
O que é o cadastro de Recursos?
Os recursos são meios ou ativos utilizados para produção de um produto tais como máquinas ou pessoas que executam uma operação na fábrica.
Os recursos são cadastrados e gerenciados para otimizar a capacidade produtiva, controlar custos e garantir a eficiência operacional. Eles são utilizados em diferentes módulos, como chão de fábrica, ordens de produção e planejamento de capacidade, permitindo uma visão integrada da produção.
Tipos de recursos que uma indústria pode ter:
- Recursos humanos: operadores, técnicos e engenheiros envolvidos na produção. Nesse tipo, é importante alinhar com o analista de implantação para avaliar a melhor estratégia para o seu projeto.
- Máquinas e equipamentos: tornos CNC, prensas, injetoras e outras máquinas essenciais para a manufatura.
- Posto de trabalho: Cabine de pintura 01, Cabine de pintura 02 e Cabine de pintura 03.
Veja abaixo uma imagem da tela "Recursos":
Como cadastrar um recurso?
Para cadastrar um recurso acesse a tela "Recursos" e clique no botão "Criar recurso".
A seguir apresentamos os campos da tela de cadastro de recursos com recomendações para preenchimento:
Aba "Geral"
- Recurso: Informe um nome para o recurso. Por exemplo: Acabamento 01.
- Descrição: Se desejar informe uma descrição para o recurso.
- Centro de trabalho: Selecione o centro de trabalho do recurso. Por exemplo, Acabamento.
- Ativo?: Marque esse campo.
- Permitir Apontamento?: Esse campo controla se o recurso pode sofrer apontamentos no sistema. Quando você desejar desativar um recurso pode ser interessante manter esse campo marcado até encerrar todas as operações planejadas para o recurso.
Clique no botão "Salvar".
Veja abaixo um exemplo do cadastro do recurso "CNC 01":
Aba "Chão de fábrica"
Configurações essenciais:
- Grupo de atividade: Este campo define o grupo de atividade para apontamento da produção. Esse grupo determina as atividades que podem ser apontadas.
-
Tipo de capacidade: É o tipo de capacidade de apontamentos simultâneos, que pode ser:
- Capacidade “Finita” para limitar a quantidade de apontamentos simultâneos no recurso. Nesse caso o recurso tem apontamentos finitos simultâneos. Por exemplo, imagine o caso em que o recuso tenha o limite de 1 apontamento simultâneo, caso o operador do primeiro turno esqueça o apontamento aberto, quando o operador do segundo turno for iniciar o apontamento nesse recurso, o sistema valida por excesso de apontamento simultâneo.
- Capacidade "Infinita" é recomendada apenas para operações que requerem o apontamento de várias ordens ao mesmo tempo como operações de forno, cabines de pintura, entre outros. Por exemplo: imagine uma cabine de pintura de uma fábrica de automóveis, onde vários carros são pintados ao mesmo tempo no mesmo equipamento, o recurso pode receber diversas ordens de produção simultaneamente, uma vez que o mesmo processo de pintura é aplicado em vários carros de ordens diferentes. Nesse caso, a capacidade infinita permite que o recurso registre múltiplas ordens de produção, sem limitações, já que o equipamento está sendo utilizado para várias operações ao mesmo tempo.
-
Limite de apontamentos simultâneos: Recomendamos configurar o valor como "1" para garantir que o recurso receba uma única tarefa de cada vez. No entanto, dependendo da natureza das operações na sua fábrica, pode ser necessário permitir mais de um apontamento simultâneo nesse recurso. Por exemplo:
-
-
Valor 1: Onde o recurso receba apenas um apontamento por vez
-
Valor maior que 1: Onde o recurso pode receber mais de um apontamento por vez.
-
-
Configurações avançadas:
- Permitir que o recurso fique sem apontamento na tela touch screen?: Recomendamos marcar esta opção. Quando habilitada, o sistema permite que o recurso, fique sem apontamento em determinadas situações, o que pode ser útil para gerenciar períodos de inatividade ou pausas programadas. Esse recurso oferece maior flexibilidade, permitindo que o sistema não obrigue o apontamento contínuo, como durante intervalos ou quando o recurso está aguardando a próxima tarefa.
- Selecionar automaticamente o recurso no quadro Inicie um novo apontamento?: Recomendamos marcar essa opção se desejar que o recurso seja selecionado automaticamente pelo sistema após selecionar o centro de trabalho no quadro Inicie um novo apontamento. Essa configuração agiliza o processo de apontamento, pois elimina a necessidade de selecionar manualmente o recurso toda vez que uma nova tarefa é iniciada. Com essa opção habilitada, o sistema apresenta o recurso automaticamente, permitindo uma entrada mais rápida e eficiente dos dados de produção.
- Permitir digitar quantidade produzida nas telas de apontamento na fábrica?: Quando essa configuração está desmarcada o campo "Quantidade produzida" é uma comboBox em que o usuário seleciona a quantidade inteira. Marque esse campo se desejar transformar o campo "Quantidade produzida" em um campo editável ou se tiver que apontar quantidade fracionárias no recurso.
- Calcula qtde a requisitar através da pesagem com balança: Marque esse campo se desejar que a quantidade a requisitar no módulo de chão de fábrica seja preenchida através de pesagem com uma balança integrada ao sistema. Para isso, a sua base precisa ter integrado uma balança com o sistema Nomus ERP.
- Calcula quantidade apontada através da pesagem com balança: Ao habilitar esta opção o campo quantidade produzida informada no apontamento fica bloqueado. O seu valor deve ser adquirido da integração com a balança de precisão conectada ao computador. Para isso, a sua base precisa ter integrado uma balança com o sistema Nomus ERP.
- Balança utilizada pelo recurso: Selecione a balança que deve ser utilizada pelo recurso. Para isso, a sua base precisa ter integrado uma balança com o sistema Nomus ERP.
- Permite leitura ótica da operação no Apontamento detalhado: Ao habilitar esta opção deve ser permitida a leitura de código de barras para selecionar a operação na tela de apontamento detalhado.
- Permite leitura ótica da operação no Apontamento simplificado: Ao habilitar esta opção deve ser permitida a leitura de código de barras para selecionar a operação na tela de apontamento simplificado.
- Bloquear apontamentos com quantidade zero nas telas de Apontamento administrativo e ao usar o botão "Apontar" no apontamento de chão de fábrica: Ao marcar esse campo, o sistema não permite apontamentos com quantidade zero nas telas de apontamento nesse recurso.
- Bloquear apontamentos com quantidade zero ao usar o botão "Parar" nas tela de Apontamento de chão de fábrica: Ao habilitar esse campo, o sistema permite apenas apontamentos com quantidade superior a zero ao utilizar o botão "Parar" na tela de apontamento de fábrica.
- Exibir mensagem de confirmação antes de salvar o apontamento na tela de Apontamento simplificado na fábrica: Quando este campo está habilitado, o sistema exibe na tela de apontamento simplificado uma mensagem solicitando a confirmação dos dados apontados antes de salvar o apontamento.
- Permite apontar encerramento de peça na tela de apontamento simplificado: Ao marcar esse campo, o sistema permite que o apontamento da peça seja encerrado na tela de apontamento simplificado.
- Transforma campo Ordem/operação em autocomplete nas telas de apontamento detalhado e simplificado no Chão de fábrica: Marque esse campo se desejar que que o campo "Ordem/operação" seja transformado de combobox para autocomplete. Geralmente é interessante marcar essa configuração quando o recurso pode ter um volume muito grande de operações planejadas dificultando a seleção através de combobox.
- Funcionário padrão selecionado no apontamento da produção: Se desejar selecione um funcionário padrão que deve ser sugerido pelo sistema em qualquer apontamento.
- Atividade padrão selecionada no apontamento da produção: Se desejar selecione uma atividade padrão que deve ser sugerido pelo sistema em qualquer apontamento.
-
Impressora padrão utilizada no reporte de produção integrado ao apontamento: Se desejar selecione uma impressora cadastrada que deve ser utilizada pelo sistema para imprimir automaticamente todas as etiquetas de reporte da produção geradas no apontamento integrado ao reporte da produção.
Clique no botão "Salvar".
Veja abaixo uma imagem do quadro "Avançado" na aba "Chão de fábrica":
Como relacionar usuários apontadores a um recurso?
Acesse a tela "Recursos", localize o recurso desejado e, no submenu, selecione a opção "Relacionar Apontadores".
No quadro "Apontadores", selecione os usuários autorizados a realizar apontamentos no recurso escolhido.
Como definir recursos alternativos ao centro de trabalho?
Em algumas situações especiais pode ser interessante definir centros de trabalho e recursos alternativos ao centro de trabalho planejado da operação.
Por exemplo, uma operação planejada para o centro de trabalho "Torno mecânico" pode ter como alternativa o centro de trabalho "Torno CNC".
Para fazer isso, acesse a tela "Centros de trabalho", clique em um centro de trabalho que você deseja habilitar centros de trabalho e recursos alternativos e utilize o submenu "Definir recursos alternativos".
Na tela de definição de recursos alternativos selecione todos os centros de trabalho e recursos que:
- Nunca é alternativo: Nessa opção o sistema não habilita o recurso como uma possível alternativa na operação do roteiro da ordem, porém não é possível desmarcá-lo.
- Pode ser alternativo: Nessa opção o sistema apenas habilita o recurso como uma possível alternativa na operação do roteiro da ordem, porém sem marcá-lo.
- Como padrão é alternativo: Nessa opção o sistema habilita e marca recurso como uma possível alternativa na operação do roteiro da ordem, porém é possível desmarcá-lo.
- Sempre é alternativo: Nessa opção o sistema habilita e marca recurso como uma possível alternativa na operação do roteiro da ordem, porém não é possível desmarcá-lo.
Clique no botão "Salvar".
Veja abaixo um exemplo da tela "Definir recursos alternativos":
Como cadastrar calendários dos recursos?
O cadastro de calendários é uma ferramenta essencial para o planejamento e gestão da capacidade produtiva. Ele permite definir e visualizar a disponibilidade dos recursos da indústria, como máquinas, equipamentos e mão de obra, garantindo um controle eficiente sobre a produção.
Essa seção será explicada em detalhes nos artigos "Configurações de recursos para a Programação Fina" e "Configurações de recursos para o CRP", pois ela está mais relacionada à programação fina e CRP.
Queremos evoluir continuamente nossos conteúdos e vídeos sobre o sistema Nomus ERP Industrial. Sua opinião nos ajuda a entender o que está funcionando e o que podemos melhorar. Leva menos de 1 minuto para responder! Clique aqui para nos ajudar com um feedback.

Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.